quarta-feira, 27 de julho de 2011

Ação é realizada no camelódromo para desobstruir passeio público em Torres

Visando desobstruir os passeios públicos a Prefeitura de Torres realizou uma ação fiscalizatória no camelódromo e em alguns estabelecimentos comerciais do centro do Município. Nove notificações foram entregues na iniciativa que pretende garantir acessibilidade aos pedestres, muitas vezes impedidos de andar pelas calçadas por conta de obstáculos.

Conforme o gerente de Fiscalização da Prefeitura de Torres, Anderson Silva, é prática comum de alguns comerciantes utilizarem o passeio público para a extensão de suas lojas ou bancas. "Eles ocupam as calçadas com produtos, placas de propaganda, araras com roupas e outros tipos de empecilho. Isto é expressamente proibido e a Prefeitura está tomando medidas para garantir o direito dos cidadãos", destaca Silva.

Para combater este tipo de postura por parte dos comerciantes locais há um plano de ação: o primeiro passo é notificar o estabelecimento. Em seguida, persistindo a infração é emitido um auto de infração que gera multa. Não havendo resposta por parte do comerciante o caso é encaminhado a Procuradoria do Município para as medidas judiciais cabíveis.



Litoralmania

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Funcionário morre ao cair torre no Parque Eólico em Osório

Eziel Rodrigues Betin, de 19 anos, morreu após uma torre de 108 metros em que ele estava cair no Parque Eólico de Osório, no final da manhã deste domingo.

A vítima trabalhava na empresa New Sat, do Paraná, e ajudava a erguer a torre metálica utilizada para medição do vento.

O funcionário estava a mais de 100 metros do chão quando um cabo rompeu e o equipamento caiu.

Quatro bombeiros de Osório atenderam a ocorrência.

O presidente da Ventos do Sul, Telmo Magadan, responsável pelo parque eólico, anunciou que será feita uma investigação sobre a queda.

A Polícia Civil investiga o caso.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Acidente é a principal hipótese para morte no Rio Tramandaí

A Polícia Civil está investigando a morte de uma mulher no Rio Tramandaí, na Barra de Imbé, no final da tarde de terça-feira. A principal hipótese é de acidente.

Nair Rodrigues, de 55 anos, caiu com seu veículo dentro do Rio Tramandaí. Segundo o caroneiro, namorado da vítima, ela teria esquecido de desengatar a primeira marcha ao dar partida na caminhonete Ranger e, assustada, teria pisado no acelerador ao invés de frear.

O corpo de Nair foi encontrado por volta das 9 horas desta quarta-feira.

Fábio Fernando Fernandes Emerim, de 51 anos, que estava no banco do carona conseguiu se salvar, saindo da caminhonete por uma das janelas do veículo, antes dele afundar.

A Ford Ranger teria sido comprada a cerca de dez dias.

terça-feira, 12 de julho de 2011

FIFA visita Centros de Treinamentos no Litoral


O litoral gaúcho recebe a visita de inspeção da FIFA nesta terça-feira (12). A região tem dois municípios pré-selecionados como candidatos a Centros de Treinamentos de Seleções (CTS), Osório e Santo Antônio da Patrulha.

O coordenador executivo do Comitê Gestor da Copa 2014 RS (CGCopa), Carlos Eugênio Simon, acompanha as visitas que acontecem às 9h no Parque da Guarda de Santo Antônio da Patrulha, e às 14h30min no Centro Esportivo Professor Davi José Fleck de Osório.

Com essas vistorias, o Comitê encerra as 12 cidades no Rio Grande do Sul. Até final de agosto, o relatório completo com as análises dos locais será enviado pelo arquiteto da Arena - empresa contratada pela FIFA - ao Comitê Organizador Local (COL).

Visitas de inspeção da FIFA CTS no Litoral

Data: 12/07/2011 (terça-feira)

Santo Antônio da Patrulha

Horário: 9h

Local: Parque da Guarda (R.Ângelo Tedesco, 910 ? Lomba da Páscoa)

Osório

Horário: 14h30

Local: Centro Esportivo Professor Davi José Fleck (Av. Marcílio Dias,850)
Litoralmania

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Morador do distrito de Aguapés é confirmado como o 1º caso de gripe A em Osório


Foto: Rogério R. Bernardes/LitoralmaniaVeio por e-mail, através do sistema de informações do Setor de Epidemiologia, da Secretaria Municipal da Saúde, na manhã desta sexta-feira, dia 8, a confirmação do 1º caso de gripe A no município de Osório. O exame que foi enviado para o Laboratório Central do Estado - Lacen, para análise deu resultado positivo para o vírus H1N1. O paciente é um adolescente que está internado no Hospital São Vicente de Paulo em Osório.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, o adolescente, morador do distrito de Aguapés, está recebendo a medicação adequada e o seu quadro clínico é estável. Conforme o protocolo do Ministério da Saúde será feito um bloqueio vacinal, ou seja, a equipe da Secretaria Municipal da Saúde irá vacinar os contatos familiares do paciente e os funcionário, professores e estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tuiuti, onde o paciente estuda.

A coordenadora do Setor de Epidemiologia, Ediane Campos, esclarece que não há motivo para pânico entre a população. "É importante salientar que as pessoas devem ficar tranquilas, a secretaria realiza todos os procedimentos necessários como determina o Ministério da Saúde e reforçamos que as pessoas mantenham hábitos importantes de higiene como lavar as mãos, usar o álcool em gel, ventilar os ambientes, estar bem agasalhado", orientou Ediane.

Na tarde de sexta-feira, dia 8, membros das Secretarias Municipais da Saúde e Educação estiveram reunidos com a 18ª Coordenadoria Regional da Saúde para receber as orientações sobre o bloqueio vacinal e já deram repassaram as informações orientação à comunidade escolar da localidade que já começou a ser vacinada ainda à tarde. Os estudantes da Escola Tuiuti devem se imunizar no Posto Médico do Arroio das Pedras.

Já a população em geral, que ainda não se vacinou, pode se imunizar na rede pública desde que pertença aos seguintes grupos: crianças de 6 meses a menor de 2 anos de idade, idosos a partir de 60 anos, gestantes, indígenas, profissionais da saúde e pacientes crônicos desde que, mostrem atestado médico. Na rede particular a vacina custa entre 50 a 60 reais. Os principais sintomas da gripe A são: febre acima de 38,5°C; dor de cabeça; vômito ou diarréia; falta de ar. Mais informações na Secretaria Municipal da Saúde pelo telefone (51) 3663 3171.
Gabriela J. Prestes Pacheco

quarta-feira, 6 de julho de 2011

O Brasil ainda caminha a passos lentos, dentro e fora do campo

A presidente Dilma Rousseff vai chamar nos próximos dias os governadores dos Estados e os prefeitos de cidades envolvidas com a Copa do Mundo para uma "conversinha"". Vai ouvir de quase todos palavras tranquilizadoras sobre o andamento das obras. Não acreditará, pois terá em mãos relatório encomendado ao ministro do Esporte, Orlando Silva, que traz observações preocupantes. Vai cobrar, ou melhor, exigir, balanços trimestrais sobre o que está sendo feito.
Dilma tem motivos para estar apreensiva. Na prática, pouco foi feito até agora daquilo que é necessário - ou que foi prometido -, seja no quesito estádios ou em infraestrutura. Falar em atrasos, porém, causa reações via de regra irritadas, quando não indignadas. "Está tudo dentro do cronograma"", é a frase que mais se escuta quando se questiona uma autoridade. Resposta baseada em projetos e processos de licitação em curso. Mas a realidade desmente o discurso.
As arenas são exemplo disso. A maioria das que serão reformadas ainda não superou a etapa da demolição; as que vão ser totalmente erguidas estão em fase de terraplenagem ou de fundações - isso quando nada foi feito até agora, como em São Paulo e em Natal. E há casos de estádios cujos processos de licitação são alvo de órgãos como Ministério Público e Tribunal de Contas.
Apesar disso, até a Fifa já considera que os estádios caminham bem. Pelo menos foi isso que o presidente da entidade, Joseph Blatter, disse na quarta-feira. Talvez o cartola tenha 
percebido que as arenas são o menor dos problemas.
O Estadão
ler na íntegra: O Estadão

terça-feira, 5 de julho de 2011

Complexo de lazer da Lagoa do Marcelino entra na 2ª etapa em Osório

Após a limpeza da beira da lagoa com a abertura de ruas, asfaltamento, sinalização, colocação das luminárias, o complexo de lazer da Lagoa do Marcelino, localizada nos bairros Vila da Serra, Porto Lacustre e Caiu do Céu, em Osório, entra na segunda fase do projeto. Já está em licitação o processo de arborização do local, seguido da colocação de saibro rosa no passeio e pavimentação em arenito. Nesta segunda-feira, dia 5, iniciou a colocação dos bancos pela Secretaria Municipal de Obras, Saneamento e Trânsito.

No projeto, ainda será colocado um trapiche, com uma ilha e na beira da lagoa serão instalados quiosques com palha santa-fé, academia ao ar livre, um centro de informações turísticas, um grande palyground para a criançada, guarita e pista de skate. Uma rua ainda será aberta, margeando a lagoa, até o bairro Vila da Serra, aumentando os acessos ao complexo de lazer.

A 3ª etapa do projeto será a dragagem da lagoa, para a retirada do material depositado no seu fundo, acelerando a recuperação da balneabilidade da água que a partir do funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto, não receberá mais detritos. Mesmo sem estar concluído o complexo da Lagoa do Marcelino já virou local de visitação da população e turistas da região.


Obras de ampliação do hospital inicia em julho em Osório


Está previsto para o mês de julho o início das obras de ampliação e reformas do Hospital São Vicente de Paulo, em Osório.

O projeto de execução já foi apresentado, sendo de responsabilidade da empresa Arqhos, de Porto Alegre.

A Prefeitura Municipal de Osório investe cerca de R$ 3,5 milhões no projeto.

O hospital, que atende, em média, 5 mil pacientes por mês, passará a contar com serviços de alta complexidade. Serão ampliados os setores de Pronto-atendimento, Imaginologia e Traumatologia. Uma UTI neonatal e uma UTI geral também serão construídas.

O término da obra está previsto para julho/2012.

Novo projeto contempla clínicas

Além destas importantes melhorias, está em fase de estudos um novo projeto, que contempla a construção de uma clínica de cardiologia, com sala de exames de hemodinâmica, clínica de oncologia com quimioterapia, clínica de oftalmologia e clínica de endoscopia e densitometria óssea. A responsável pelo projeto é a arquiteta Lúcia Lisboa.
www.litoralmania.com.br

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Museu realiza exposição sobre imigração alemã em Osório


Contando aspectos da história da imigração alemã no Estado, iniciou no dia 24, a exposição Imigração Alemã no Sul do Brasil, que ficará até o dia 8 de julho no Museu Antropológico Leonel Mantovani, centro de Osório. A mostra é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura.

A exposição apresenta quatro banners com imagens e informações sobre o processo da imigração alemã, que iniciou em 1824 no Rio Grande do Sul, em cidades como São Leopoldo e na região litorânea em 1826 com a Colônia de Três Forquilhas.

O trabalho foi realizado pelo escritor e estudante de História, Rodrigo Trespach, que desde 1996 faz pesquisas sobre o assunto e tem dois livros publicados que estão expostos na mostra, em parceria com o fotógrafo Tiago Trespach.

De acordo com Rodrigo, é importante divulgar essa história, pois a colônia alemã do Litoral Norte não é muito conhecida. "Como não é uma colônia grande, como a de São Leopoldo, ela acabou não sendo muito conhecida e o objetivo com essa exposição é divulgá-la", falou o escritor.

Ele ressalta que em Osório não houve nenhum fluxo migratório específico, mas que as gerações seguintes às que se instalaram em Três Forquilhas e região se deslocaram para cidade. "A presença alemã aqui, mais conhecida, são os Stenzel e a Igreja Luterana, que descende dessa colônia litorânea", falou o escritor.

O trabalho apresentado já foi exposto, anteriormente, na cidade de Gründu, na Alemanha, durante setembro de 2010 a março de 2011, na XII Maifest, em São Paulo, nos dias 28 e 29 de maio e, recentemente, estava nas dependências da Prefeitura de Osório.

A exposição pode ser conferida de segundas-feiras às sextas-feiras, das 8h às 11h30min e 13h30min às 17h no museu, que se encontra no 2º andar da Biblioteca Pública Fernandes Bastos, na Avenida Marechal Floriano, n° 980.
www.litoralmania.com.br

Corpo de Bombeiros de Osório recebe novo caminhão


Foi entregue nessa quinta-feira (30), as chaves do Novo Caminhão do Corpo de Bombeiros de Osório, em cerimônia em frente ao Palácio Piratini.

Após solenidade realizada em Porto Alegre, o Comandante do 9º Comando Regional de Bombeiros, juntamente com o Comandante da Seção de Combate a Incêndio de Osório, receberam das mãos do Governador do Estado, as chaves do Novo Caminhão de Bombeiros, fruto de conquista da Participação Popular para o Orçamento de 2007.

O Corpo de Bombeiros de Osório, que atua a 32 anos no município, conta hoje com um caminhão Mercedez Bens modelo 1313, ano de fabricação 1989, que passou por uma reforma geral no ano de 2007.

Este Novo Caminhão Auto Bomba Tanque, será empregado no atendimento das ocorrências do Corpo de Bombeiro de Osório no lugar do antigo ABT, que será destinado a outra Seção de Combate a Incêndio do Litoral Norte.

O Novo Caminhão de Bombeiros já vem equipado com materiais de combate ao fogo, além de contar com um reservatório de água de 5000 litros.

PAPP logotipo

Logotipo PAPP Fábrica de Papelão Noruega (Fictício)