quarta-feira, 10 de março de 2010

Combate à dengue em Osório - Rio Grande do Sul

Vida & Saúde
Vigilância sanitária intensifica ações para evitar a dengue em Osório


A vigilância sanitária e ambiental, ligada a Secretaria Municipal da Saúde, em Osório, tem intensificado as ações para evitar a proliferação de mosquitos, principalmente, o Aedes Aegypti, transmissor da dengue. O trabalho realizado consiste na distribuição de material educativo para informar à população sobre os cuidados com a limpeza do seu pátio e arredores, evitando o acúmulo de água limpa e parada, condições em que a larva do mosquito da dengue se desenvolve.

Segundo a coordenadora do setor, a médica veterinária, Anne Marth, a vigilância está realizando o trabalho educativo, principalmente junto às praças da cidade, mas é importante que todos os munícipes se envolvam nessa campanha. "Estamos visitando os bairros e encontramos muitos pneus com água, nas praias, piscinas sem tratamento e muito lixo nos pátios das casas, principalmente, de embalagens plásticas que acumulam água", alertou a médica veterinária. Além de conscientizar a população para não jogar lixo em terrenos baldios, acumulando água e virando criadouros de mosquitos, a vigilância pretende visitar as escolas do município, realizando palestras com exibição de vídeos educativos para as crianças.

A Secretaria Estadual da Saúde - SES, informa que o Rio Grande do Sul tem um total de 1728 notificações de casos de dengue, de janeiro de 2010 até o dia de 9 de março. Ijuí e Santa Rosa continuam apresentando o maior número de registros - Ijuí com 1441 casos notificados e Santa Rosa com 52. Em outros municípios do Estado o número de casos chega a 235 - quantidade já incluída no total do Rio Grande do Sul. Em Osório, não existe nenhum caso registrado da doença, mas é importante cada um fazer a sua parte.

www.litoralmania.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAPP logotipo

Logotipo PAPP Fábrica de Papelão Noruega (Fictício)