terça-feira, 3 de julho de 2012

Campanha de trânsito em Osório orienta pedestres e ciclistas

Com o slogan "Preste atenção no trânsito: você ainda tem muito a andar!" a prefeitura de Osório lançou no sábado, dia 30, no Largo dos Estudantes, centro da cidade, a campanha de trânsito que pretende orientar, através de um amplo material informativo e palestras nas escolas, principalmente, pedestres e ciclistas. Autoridades municipais como o prefeito de Osório, Romildo Bolzan Júnior, secretários municipais, vereadores e o Assessor de Trânsito, Alcimar Lorenzato, participaram do lançamento.

Segundo o Setor de Trânsito da prefeitura, atualmente, circulam pelo município uma frota de 23.272 veículos. Entre as várias categorias, a maior parte deste trânsito é composta por automóveis (14.491) e motocicletas (4.355). "Com esta campanha de trânsito queremos orientar a população e prevenir acidentes, proporcionando mais segurança", disse Lorenzato. O assessor ainda informou que está em estudo a implantação de um projeto de estacionamento rotativo no centro da cidade.

Na ocasião, o prefeito, juntamente com a equipe de trânsito, distribuiu adesivos aos motoristas que trafegavam na Avenida Jorge Dariva, junto ao Largo. "Pela 1ª vez, um folheto municipal aparecem as ciclovias, que é uma situação nova. Na medida que nós tivermos um trânsito culturalmente, não apenas acessível, mas também com as pessoas sabendo o que devem fazer, com uma boa sinalização, nós vamos ter uma cidade muito mais civilizada", disse o prefeito.

Confira, abaixo, algumas dicas contidas nos materiais da campanha de trânsito do município de Osório como cartaz, adesivo, banner, painel de rua e folders:

Ciclistas:

• Equipe sua bicicleta com equipamentos obrigatórios de segurança como espelho retrovisor, campainha, sinalização noturna dianteira, retrorefletor na cor vermelha na traseira da bicicleta, sinalização noturna lateral e nos pedais de qualquer cor;

• Sinalize sempre a intenção de realizar alguma manobra;

• Evite usar fones de ouvido, pois assim poderá escutar o som de buzinas;

Pedestres:

• Atravesse sempre na faixa de pedestre;

• Se você estiver com uma criança, segure-a sempre muito firme pela mão antes de iniciar a travessia;

• Ao descer do ônibus, atravesse somente depois da partida dele, e nunca pela frente ou por trás ou entre dois veículos estacionados. Senão, um motorista pode se assustar com você, ou não conseguir evitar o atropelamento a tempo, porque não esperava que você surgisse de repente atrás de um ônibus.
fonte: Litoralmania

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAPP logotipo

Logotipo PAPP Fábrica de Papelão Noruega (Fictício)