quarta-feira, 9 de junho de 2010

A copa no Brasil vai ser bancada com dinheiro público

A Copa do Mundo de 2014, no Brasil, vai ser bancada com dinheiro público. Ainda que tenha se referido a financiamentos via BNDES, foi o que deixou claro o presidente Lula em entrevista que vai ao ar nesta quarta-feira (9) às 22 horas na ESPN Brasil.

Na conversa com a jornalista Adriana Saldanha, disse o presidente:
- O Governo Federal, através do BNDES, se dispôs a criar uma linha de financiamento em que nós emprestamos o dinheiro ao governo do estado, se o estádio for público, ou emprestamos à empresa que for dona do estádio, ou seja, não é dinheiro público, é um financiamento (…) os governadores tomarão dinheiro emprestado e terão que pagar…

O presidente, como se sabe, é um craque na política e no uso da palavra, mas nem tanto conseguirá esconder o que está embutido na frase acima. Vejamos.

Apenas três são os estádios privados: o do São Paulo, o do Internacional e o do Atlético Paranaense. Os governadores de 9 estados garantirão os financiamentos no BNDES, banco que tem uma linha de R$ 3,5 bilhões para os estádios.

A pergunta é: o dinheiro será dos estados, de cada um dos 9 estados, ou é dinheiro privado?

Bob Fernandes

Leia na íntegra

http://blogdobobfernandes.blog.terra.com.br/2010/06/09/meia-volta-copa-no-brasil-vai-ser-bancada-com-dinheiro-publico/

Um comentário:

  1. Nossa, que texto confuso esse do Bob Fernandes!
    Principalmente a pergunta no final.
    Precisaria de uma definição melhor de público e privado para fazer essa pergunta, coisa que o texto não chega nem perto.
    Quando o dinheiro é emprestado, ele passa a ser da pessoa (ou empresa, ou governo...) que o tomou emprestado, ficando essa pessoa compromissada com aquela que emprestou!
    Então, sim, o dinheiro será dos Estados, e estes afirmaram um compromisso de devolver este dinheiro!
    Precisa procurar entender como funciona o BNDS hein Bob e Emerson!
    Abraços,
    Bruno

    ResponderExcluir

PAPP logotipo

Logotipo PAPP Fábrica de Papelão Noruega (Fictício)