sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Em meio a crise, presidente do COI promete jogos "sem extravagância"


REDAÇÃO ÉPOCA


Rogge, presidente do COI, ao lado do presidente do Comitê Olímpico Austríaco, Karl Stoss, acompanha disputa do esqui alpino nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude em Innsbruck, na Áustria, nesta terça-feira (17) (Foto: Andreas Schaad / AP)
Jogos “sem extravagância” e “sem elefantes brancos”. É o que promete o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, para os Jogos Olímpicos de 2012, diante do clima de contenção de gastos da Europa em meio ao temor de que uma nova recessão atinja o continente. Em entrevista para o site britânico Inside the Games, Rogge declarou que as competições em Londres serão disputadas de acordo com o clima de austeridade vigente em outras áreas do país. “Os jogos devem ser sustentáveis, é esse o limite”, disse o dirigente.

A menos de seis meses para a abertura das Olimpíadas, as obras em Londres já estão quase finalizadas. Apesar dos acréscimos feitos ao orçamento - £9.298 bilhões investidos (o equivalente a US$ 14,271bi) contra uma estimativa inicial de £2,4 bi - os gastos públicos da competição estão muito aquém dos US$ 40 bilhões empregados por Pequim em 2008, no que ficaram conhecidos como os Jogos mais caros da história.

Ainda assim, novos investimentos podem ser feitos. O Escritório Nacional de Auditoria (NAO, na sigla em inglês), órgão responsável por auditar as contas do evento, aponta que os fundos restantes podem não ser suficientes para cobrir possíveis imprevistos, como o recente aumento nos gastos com segurança – a equipe de seguranças mais que dobrou , passando a 23,7 mil pessoas contra as 10 mil planejadas de início.

Rogge, porém, ressalta que o saldo será positivo. “Londres não vai deixar elefantes brancos”. Dos oito edifícios construídos para as competições, apenas o Estádio Olímpico e o Centro de Imprensa não têm destino certo depois dos jogos.

A abertura dos Jogos Olímpicos de 2012 acontece em Londres no dia 27 de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAPP logotipo

Logotipo PAPP Fábrica de Papelão Noruega (Fictício)