sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Sistema de Videomonitoramento começa a operar no Litoral Norte



A primeira etapa de um dos maiores sistemas de videomonitoramento da América Latina foi inaugurada pelo governador Tarso Genro, pelo secretário da Segurança Pública, Airton Michels, e pelo prefeito do Balneário Pinhal, Jorge Luís de Souza Fonseca, nesta quinta-feira (16), no Balneário Pinhal. O sistema - uma parceria entre o Governo do Estado, União e a Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) - fará a vigilância em uma faixa que vai de Tavares até Torres.

Ao longo desse percurso, serão instaladas 156 câmeras, sendo 152 fixas mais quatro móveis, dotadas com microfone e alto-falantes instalados em postes. Ao todo, serão 32 torres de recepção e transmissão de imagens.

Nessa primeira etapa, entram em operação 16 câmeras, sendo oito instaladas no Balneário Pinhal e oito em Cidreira, monitoradas pela Central de Videomonitoramento. Na central de monitoramento estão instalados oito monitores de vídeo e duas telas de LCD, de 42 polegadas, com a supervisão de cinco operadores. Além de Pinhal, o funcionamento total do sistema prevê instalação de Centrais de Videomonitoramento em Tramandaí, Capão da Canoa e Osório, que terão acompanhamento durante as 24 horas do dia.

Ao destacar o trabalho em conjunto da União, Estado e municípios, voltado à segurança pública, o governador Tarso Genro elogiou a constituição do consórcio intermunicipal que permitiu a implementação deste projeto. "Por terem uma relação estreita com a sociedade no cotidiano, os prefeitos não só têm condições como devem fazer relações consorciadas como esta para promover projetos dessa magnitude".

O chefe do Executivo também considerou que a consolidação do sistema é um resultado dos programas nacional e estadual de segurança pública com cidadania, o Pronasci e Proesci. "Este projeto é um exemplo, para o País e para a América Latina, de como começar um programa estratégico de segurança pública cidadã em regiões de extrema importância econômica e social, neste caso, o litoral Norte", completou o governador.

Ler na íntegra
Litoralmania

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAPP logotipo

Logotipo PAPP Fábrica de Papelão Noruega (Fictício)