quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Os Espaços Sociais - Jorge Fernandes

"Nos espaços que são violentados as sociedades que vivem ali são as que sofrem suas principais consequências" - Miltom Santos.

Nada como lembrar o saudoso geógrafo Miltom Santos para compreender as consequências das alterações geográficas sofridas pela cidade nos últimos anos. Ao mesmo tempo em que a cidade vive uma "explosão", um grande surto de crescimento da construção civil, ocorre "considerável violência" contra a sociedade que utiliza os espaços urbanos.

Desta maneira, a aglomeração insuportável de automóveis em ruas estreitas, a frequente deterioração das vias de trânsito, corroídas anualmente pelas chuvas e pelo tráfego agora mais intenso, a ausência de espaços públicos decentes de convivência, de integração, de espaços culturais, tudo isso é resultado das grandes dificuldades em conciliar o (grande) crescimento econômico com a respectiva melhoria de qualidade de vida. A bem da verdade, Capão da Canoa cresce para onde? Para quem?

Além disso, no bairro Santa Luzia (a antiga Tiguera), raríssimos são os espaços sociais de convivência (parques praças, etc), e o mesmo ocorre no bairro São Jorge, Zona nova, Novo Horizonte, na Praia do Araçá, Arco Íris, etc, etc, etc...

A bem da verdade, não há uma solução única, uma "fórmula mágica" . Urge que os setores representativos da cidade (políticos, econômicos, instituições,agremiações,etc) reiniciem um planejamento dos espaços urbanos de Capão da Canoa, senão, o caos que ora se inicia tornar-se-á impossível de administrar no futuro.
Jorge Fernandes
jorgefernandes99@hotmail.com
www.litoralmania

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAPP logotipo

Logotipo PAPP Fábrica de Papelão Noruega (Fictício)