segunda-feira, 17 de maio de 2010

Carteiros terão nova bolsa de correspondências

Carteiros ganham nova bolsa para entrega de correspondências

Este ano os carteiros vão trocar as antigas bolsas por um novo modelo, com garantia de mais comodidade e conforto na entrega das correspondências. As primeiras unidades da nova bolsa do carteiro já foram distribuídas para os Estados de Minas Gerais, Tocantins, Acre, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo, além da região da Grande São Paulo. Até o final de 2010 todos os carteiros do Brasil devem receber a nova bolsa.

A primeira bolsa ergonômica de carteiro é resultado de um estudo técnico cuidadoso da área de gestão de pessoas em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (SP). Ele se baseou em trabalhos de universidades americanas e canadenses, em protótipos desenvolvidos pela Regional de Minas Gerais e no modelo de bolsa utilizado pelo Royal Mail, o correio inglês. Os próprios carteiros também participaram, avaliando este acessório de trabalho e opinando sobre a eficiência dos diversos protótipos produzidos.

Os estudos levaram em conta as características biomecânicas e funcionais da bolsa; a atividade do carteiro, principalmente na distribuição pedestre; a forma como o profissional trabalha, desde a montagem da bolsa até a entrega dos objetos postais, e a necessidade de oferecer um acessório de trabalho mais versátil, que pudesse ser usado dos dois lados e facilitasse o giro do corpo.

Mais leve, a bolsa é produzida em nylon 600 com resina impermeável de alta resistência e costura também impermeável, o que garante o uso em dias de chuva sem risco de danificar a correspondência. As alças cruzam o tórax (para melhor distribuição do peso) e têm almofadas nos pontos de contato com o corpo, reduzindo o desconforto no ombro. Porém, o maior ganho está na distribuição equilibrada do peso: um cinto incorporado à bolsa transfere parte da carga para os quadris, aliviando a carga na coluna vertebral e proporcionando melhor equilíbrio ao caminhar.

Para que a bolsa alcance os benefícios esperados, os carteiros receberão um treinamento, no seu local de trabalho, sobre a maneira correta de utilizá-la.

A substituição das bolsas antigas será feita gradativamente, por Regional, até o final de 2010. Na compra de 50,6 mil bolsas, os Correios investiram cerca de R$ 1,7 milhão.

Fonte: www.correios.com.br

visite: www.meusdesenhosemerson.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAPP logotipo

Logotipo PAPP Fábrica de Papelão Noruega (Fictício)