quinta-feira, 27 de maio de 2010

Deputado propõe instalação de câmeras externas nas agências bancárias

Foi protocolado na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei n° 90/10, de autoria do deputado Nelson Härter (PMDB), que trata da instalação de câmeras de vídeo nas áreas externas de agências bancárias e instituições financeiras no Estado. O objetivo é inibir a ação de criminosos que observam a entrada e a saída dos clientes para praticar o assalto depois que foram realizados saques em dinheiro.

Härter enfatizou no projeto que hoje a maioria dos delitos é cometida fora dos estabelecimentos bancários, haja vista o monitoramento que existe dentro das agências com a presença de câmeras, vigias armados e portas giratórias. "Por isso entendemos que o cidadão está vulnerável à ação de marginais no momento em que sai dos bancos", explicou.

O parlamentar enfatizou ainda sua preocupação quanto à segurança de mulheres e idosos, que são os alvos principais dos bandidos. "Nós queremos facilitar a ação policial quanto à identificação do criminoso. Essas câmeras deverão monitorar o movimento externo das agências 24 horas por dia e ainda manter gravadas as imagens pelo período mínimo de seis meses, em local seguro e à disposição das autoridades policiais", esclareceu.

Härter também informa que já existem projetos semelhantes apresentados nos parlamentos de outros estados do Brasil, como São Paulo e Bahia, além de já ser posto em prática em algumas cidades do país. "Aqui no Estado não há, infelizmente, um controle sobre a segurança das pessoas depois que elas saem dos bancos.

Esse tipo de delito está vitimando pessoas em todo o país".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAPP logotipo

Logotipo PAPP Fábrica de Papelão Noruega (Fictício)