sexta-feira, 8 de julho de 2011

Morador do distrito de Aguapés é confirmado como o 1º caso de gripe A em Osório


Foto: Rogério R. Bernardes/LitoralmaniaVeio por e-mail, através do sistema de informações do Setor de Epidemiologia, da Secretaria Municipal da Saúde, na manhã desta sexta-feira, dia 8, a confirmação do 1º caso de gripe A no município de Osório. O exame que foi enviado para o Laboratório Central do Estado - Lacen, para análise deu resultado positivo para o vírus H1N1. O paciente é um adolescente que está internado no Hospital São Vicente de Paulo em Osório.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, o adolescente, morador do distrito de Aguapés, está recebendo a medicação adequada e o seu quadro clínico é estável. Conforme o protocolo do Ministério da Saúde será feito um bloqueio vacinal, ou seja, a equipe da Secretaria Municipal da Saúde irá vacinar os contatos familiares do paciente e os funcionário, professores e estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tuiuti, onde o paciente estuda.

A coordenadora do Setor de Epidemiologia, Ediane Campos, esclarece que não há motivo para pânico entre a população. "É importante salientar que as pessoas devem ficar tranquilas, a secretaria realiza todos os procedimentos necessários como determina o Ministério da Saúde e reforçamos que as pessoas mantenham hábitos importantes de higiene como lavar as mãos, usar o álcool em gel, ventilar os ambientes, estar bem agasalhado", orientou Ediane.

Na tarde de sexta-feira, dia 8, membros das Secretarias Municipais da Saúde e Educação estiveram reunidos com a 18ª Coordenadoria Regional da Saúde para receber as orientações sobre o bloqueio vacinal e já deram repassaram as informações orientação à comunidade escolar da localidade que já começou a ser vacinada ainda à tarde. Os estudantes da Escola Tuiuti devem se imunizar no Posto Médico do Arroio das Pedras.

Já a população em geral, que ainda não se vacinou, pode se imunizar na rede pública desde que pertença aos seguintes grupos: crianças de 6 meses a menor de 2 anos de idade, idosos a partir de 60 anos, gestantes, indígenas, profissionais da saúde e pacientes crônicos desde que, mostrem atestado médico. Na rede particular a vacina custa entre 50 a 60 reais. Os principais sintomas da gripe A são: febre acima de 38,5°C; dor de cabeça; vômito ou diarréia; falta de ar. Mais informações na Secretaria Municipal da Saúde pelo telefone (51) 3663 3171.
Gabriela J. Prestes Pacheco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAPP logotipo

Logotipo PAPP Fábrica de Papelão Noruega (Fictício)