sexta-feira, 1 de julho de 2011

Museu realiza exposição sobre imigração alemã em Osório


Contando aspectos da história da imigração alemã no Estado, iniciou no dia 24, a exposição Imigração Alemã no Sul do Brasil, que ficará até o dia 8 de julho no Museu Antropológico Leonel Mantovani, centro de Osório. A mostra é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura.

A exposição apresenta quatro banners com imagens e informações sobre o processo da imigração alemã, que iniciou em 1824 no Rio Grande do Sul, em cidades como São Leopoldo e na região litorânea em 1826 com a Colônia de Três Forquilhas.

O trabalho foi realizado pelo escritor e estudante de História, Rodrigo Trespach, que desde 1996 faz pesquisas sobre o assunto e tem dois livros publicados que estão expostos na mostra, em parceria com o fotógrafo Tiago Trespach.

De acordo com Rodrigo, é importante divulgar essa história, pois a colônia alemã do Litoral Norte não é muito conhecida. "Como não é uma colônia grande, como a de São Leopoldo, ela acabou não sendo muito conhecida e o objetivo com essa exposição é divulgá-la", falou o escritor.

Ele ressalta que em Osório não houve nenhum fluxo migratório específico, mas que as gerações seguintes às que se instalaram em Três Forquilhas e região se deslocaram para cidade. "A presença alemã aqui, mais conhecida, são os Stenzel e a Igreja Luterana, que descende dessa colônia litorânea", falou o escritor.

O trabalho apresentado já foi exposto, anteriormente, na cidade de Gründu, na Alemanha, durante setembro de 2010 a março de 2011, na XII Maifest, em São Paulo, nos dias 28 e 29 de maio e, recentemente, estava nas dependências da Prefeitura de Osório.

A exposição pode ser conferida de segundas-feiras às sextas-feiras, das 8h às 11h30min e 13h30min às 17h no museu, que se encontra no 2º andar da Biblioteca Pública Fernandes Bastos, na Avenida Marechal Floriano, n° 980.
www.litoralmania.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAPP logotipo

Logotipo PAPP Fábrica de Papelão Noruega (Fictício)