sexta-feira, 30 de março de 2012

Central de Transbordos é inaugurada em Osório


Já está em funcionamento no município de Osório a Central de Transbordos de Gestão de Resíduos de Construção Civil, localizada no distrito industrial do bairro Caravágio. Uma solenidade ocorrida na manhã de quarta-feira, dia 28, com a presença de autoridades, marcou a inauguração do local. A partir de agora, materiais provenientes de pequenas reformas e obras como tijolos, madeiras, telhas, latas, móveis velhos, restos de podas de árvores e caliças poderão ser depositados pela população, gratuitamente, na Central de Transbordos.

Através deste novo serviço, a prefeitura de Osório pretende dar destino correto ao lixo que acaba, muitas vezes, de forma irregular, em terrenos baldios. A administração e manutenção da Central serão da empresa Brisa de Tramandaí e a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, realiza a fiscalização do serviço. 

Segundo a diretora da promotoria de justiça em Osório, Cristiane Della Méa Corrales, presente na solenidade, o município realiza uma política pioneira. "A comunidade vem há muito tempo, demandando, tanto no Ministério Público, quanto na própria prefeitura municipal, o seu descontentamento à respeito de uma falta de local para essa destinação correta, agora, nós estamos atendendo a segurança do meio ambiente e estamos criando uma nova forma de cultura no município e isso implica na educação ambiental", disse Corrales. 

A Secretária Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Leda Famer, informa que os carroceiros do município, muitos deles responsáveis pelo trasnporte de materiais em desuso, devem se cadastrar na secretaria. "Iniciamos o censo dos animais, que será realizada por uma empresa contratada que irá, inclusive, cadastrar os carroceiros porque esses profissionais vindo trazer os entulhos até aqui na central, posteriormente, eles terão um incentivo, para que eles possam, inclusive, melhorar a sua renda. O comércio que vende material de construção, por favor, não contratem carroceiro que não estiver cadastrado na prefeitura", pediu Leda.

A carroceira Natalina Machado, moradora do bairro Caravágio, exerce há anos a atividade de transporte de entulhos e vai fazer o seu cadastro na secretaria de Meio Ambiente. "É muito bom, agora vai dar para largar tudo aqui na central, eu moro no bairro, vai ficar mais fácil", disse ela que, antes, depositava entulhos no bairro Glória, próximo a RS30. 

O prefeito de Osório, Romildo Bolzan Júnior, pede à população que, a partir de agora, utilize a Central de Transbordo que é gratuita e deixará a cidade mais limpa. "Todos esses entulhos agora tem um destino definitivo, a Central de Transbordos, aqui os carroceiros e toda a populção podem utilizar, é gratuito, o destino é feito pela própria prefeitura, o que importa é que com isso nós podemos qualificar o aspecto urbanístico da cidade", disse Romildo. 

A Central de Transbordos está localizada na esquina das Ruas José Vieira de Souza e Rainha Ginga e o seu funcionamento é de segunda-feira a sábado, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h. Mais informações na Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone 3663 1947.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAPP logotipo

Logotipo PAPP Fábrica de Papelão Noruega (Fictício)